Justificativa
Toda a produção humana remete ao desenvolvimento da sociedade e da cultura em suas diferentes épocas. O ensino da arte auxília na compreensão do ser-humano como um todo e demonstra por meio das diversas linguagens artísticas como o pensamento humano converge para a criação de novos símbolos e significados através da produção artística. Fazer arte é transgredir os meios de comunicações formais e a criança e o adolescente necessitam descobrir novas formas para expressar suas idéias e pensamentos.
Toda a produção humana remete ao desenvolvimento da sociedade e da cultura em suas diferentes épocas. O ensino da arte auxília na compreensão do ser-humano como um todo e demonstra por meio das diversas linguagens artísticas como o pensamento humano converge para a criação de novos símbolos e significados através da produção artística. Fazer arte é transgredir os meios de comunicações formais e a criança e o adolescente necessitam descobrir novas formas para expressar suas idéias e pensamentos.
Objetivo geral:
Promover a reflexão crítica dos alunos através da apropriação do conhecimento histórico-cultural e artístico.
Objetivos específicos:
Apresentar as diversas linguagens artísticas;
Compreender o contexto da criação artística através da história;
Analisar as produções artísticas contemporâneas;
Produzir pensamento crítico sobre o fazer artístico;
Experimentar diversas formas de praticar e produzir arte;
Conteúdo:
-Introdução às diversas linguagens artísticas;
Experimentar diversas formas de praticar e produzir arte;
Conteúdo:
-Introdução às diversas linguagens artísticas;
- O olhar histórico e o olhar contemporâneo sobre a arte:
- Do pincel ao pixel;
- Da pintura rupestre ao grafite;
- Do teatro às telas;
- Do cinema à TV;
Metodologia:
Aulas expositivas;
Debates sobre os temas trabalhados;
Apresentação de trechos de filmes/vídeos, matérias jornalísticas, músicas, livros, peças teatrais;
Avaliação:
Debates sobre os temas trabalhados;
Apresentação de trechos de filmes/vídeos, matérias jornalísticas, músicas, livros, peças teatrais;
Avaliação:
Produção de trabalhos artísticos individuais;
Produção de trabalhos artísticos coletivos;
Avaliações escritas;
Participação;
0 comentários:
Postar um comentário